Teodoro Castro Lino tem passado quase toda sua vida ligado ao esporte. Levado para o futebol pelas mãos de seu tio, Severino Lopes, ex-jogador brasileiro de várias seleções, o escritor iniciou sua carreira como futebolista no Alecrim Futebol Clube, onde foi campeão potiguar em 1966, sendo considerado um dos melhores jogadores da equipe.
Posteriormente, Teodoro transferiu-se para o Botafogo, do Rio de Janeiro, tendo participado de uma excelente fase do alvinegro carioca. Em 1970 foi convocado para a seleção nacional da comissão desportiva do Exército Brasileiro.
Teodoro Lino destacou-se como jogador de futebol, graças a seus dribles rápidos e a velocidade na direção do gol. Em 1974, depois de te passado por vários clubes, encerrou sua carreira como atleta profissional. Em 1985, ainda no esporte inicia uma carreira na Federação do Rio de Janeiro.
Devido a sua experiência como ex-jogador de futebol, Teodoro chegou rapidamente ao quadro nacional de árbitros da Confederação Brasileira de Futebol.
Em 1992 ingressou na FIFA, órgão máximo de arbitragem mundial e percorreu diversos países, onde se destacou por suas atuações seguras. Ao mesmo tempo, Teodoro teve a oportunidade de criar uma verdadeira legião de amigos, sempre com descontração e bom humor, suas marcas registradas.
No ano de 1998, realiza um curso para treinadores de futebol na Escola de Educação Física do Exército do Rio de Janeiro.
Atualmente, Teodoro Lino é comentarista da arbitragem da TV Anhanguera, de Goiânia, afiliada da Rede Globo, também é diretor da Tecidos Tita Ltda, maior empresa atacadista de tecidos do Brasil. Além de comentarista e monitor de arbitragem, Teodoro Lino é um especialista em curiosidades e historia do futebol.